sexta-feira, 13 de junho de 2008

Livro de reclamações

Se forem ver o novo filme do senhor Shyamalan, The Happening, ao Alvaláxia, o mais certo é verem muitos microfones a aparecer.

A malta normalmente ri muito e acha que o filme está mal feito.

Quer isto dizer que o realizador é um grande nabo e que ninguém deu por nada durante a fase de pós-produção e ao longo de todos os visionamentos?

Na realidade não é nada disso.

Sempre que aparece um microfone no topo do ecrã a responsabilidade é única e exclusivamente do cinema.

Porquê?

Desculpem algum detalhe menos correcto, não sou técnico. Tentei aprender com quem sabia e, se bem me recordo, é mais ou menos isto:

Os filmes têm diversos formatos.

Os mais comuns são o chamado normal 1:33 ou flat, 1:85 que é um formato intermédio, e finalmente o 2:35:1 ou scope.

É da responsabilidade do cinema ter equipamento que lhe permita exibir o filme correctamente, tal como o realizador o idealizou.

Se não o fizerem, a imagem fica mal enquadrada e acabamos por ver coisas que não é suposto aparecerem, como os famosos microfones. Ao mesmo tempo, estamos a ver a imagem cortada em ambos os lados.

Em termos práticos o filme fica estropiado.

Cada vez que isso aconteça, sugiro que reclamem com o gerente do cinema. Peçam o livro de reclamações se assim o entenderem. Sobretudo não deixem que vos tentem passar por parvos.

Se forem ao IMDB e pesquisarem os filmes do Shyamalan, irão reparar que todos foram filmados ou em 2:35:1 ou em 1:85.

O 1:85 é o formato intermédio que causa mais problemas. Foi o formato do Lady in The Water e terá sido (ainda não consegui confirmar) o do The Happening.*

Hoje, o Alvaláxia estava a exibir o filme no formato 1:33. Consequência: havia imagem fora do ecrã em baixo, em cima apareciam microfones e a imagem estava cortada nos lados. Foi-me dito que experimentaram com 1:85 mas que "apareciam barras em baixo e em cima". Possivelmente barras que deviam mesmo aparecer.

A reclamação ficou registada.

* Já confirmei no IMDB. O formato do The Happening é 1:85, o mesmo que o gerente do cinema jurou que não podia colocar porque "apareciam umas barras em cima e em baixo".