quinta-feira, 24 de abril de 2008

As tangas com o ambiente (meios & publicidade, woohooo aqui está o malandro de um blogger a falar mal das marcas!!!)

Desde que passou a ser bem, o ambiente assumiu uma posição de destaque nas estratégias das maiores companhias mundiais. Especialmente daquelas que pelo tipo de produtos que vendem estão mais expostas a críticas ou à ira de grupos de pressão e consumidores.

Para atrair ou manter a boa-vontade dos diversos públicos, todos gritam o quão amigos são dos ecossistemas, o muito que reciclam e o imenso que ajudam os pobrezinhos.

Acredito que em alguns casos as intenções sejam reais e admito que algumas dessas acções produzam resultados positivos. Mas...

Um exemplo. A Nokia, aquela empresa de origem finlandesa que produz aqueles aparelhos que em tempos serviram para falar com outras pessoas e que, alegadamente, irão contribuir para que muitos de nós se finem com tumores na cabeça, pois a Nokia diz no seu site aquilo que toda a empresa diz hoje em dia: respeitamos o ambiente e reciclamos bué e tudo mais.

Então porque razão é que de repente os donos de aparelhos Nokia vão ter de deitar for...ops enviar para reciclagem uma data de carregadores só porque as tomadas de repente ficaram mais fininhas?

Eu, comprei um carregador para o carro marca Nokia e tal. Agora, passados 2 anos, se quiser, vou ser obrigado a comprar outro porque a tal entradinha mudou.

Ó Nokia, Nokia...tu até produzes os únicos telemóveis que eu consigo usar mas havia mesmo necessidade de mudar o raio da tomada? Então e o ambiente, caraças?

PS: Uma simpática leitora de Fornos de Algodres (olá Fornos estamos contigo) informou-me de que existem adaptadores que permitem usar o carregador grosso com a tomada fina. Um grande bem-haja para ela. No entanto o problema ambiental mantém-se. Se não tivessem mudado o raio da tomada não era preciso adaptador e éramos todos mais verdes e felizes.