sábado, 24 de março de 2007

A responsabilidade e a merda

Se acontecer alguma coisa grave durante o Portugal X Bélgica de logo à noite, se, por exemplo, algum Português mais dado a ser troglodita atirar uma garrafa à cabeça do seleccionador Belga, qual será a responsabilidade dos jornais desportivos? Se toda a gente assobiar os Belgas durante os 90 minutos e gritar insultos duranto o hino, a culpa será só da falta de educação e civismo de que tanto se fala?

É no mínimo irritante que orgãos de comunicação social que durante anos não publicaram uma única notícia sobre a corrupção generalizada no futebol, reajam agora de modo histérico e violento a uma conversa de meninos armados em maus e as uns empurrões no aeroporto, causados mais pelo comportamento mal-educado dos jornalistas e falta de jeito dos polícias do que por outra coisa.

A única pessoa que reagiu decentemente no meio desta parvoíce toda foi o Filipão, que apelou à calma e a um comportamento civilizado como réplica ao tom de malandro de bairro social do guarda-redes Belga.

Os espectadores que logo vão a Alvalade assistir ao Portugal x Bélgica deveriam fazer-se notar pelo desportivismo, deviam aplaudir frenéticamente a entrada da Selecção Belga, fazer um silêncio respeitoso durante o hino do adversário e mostrar assim que somos mais civilizados do que qualquer tipo de Bruxelas ou Liége.

Infelizmente, A Bola e o Record optaram pelo tom Musgueira e não fizeram mais nada ao longo da semana senão publicar os equivalentes humanos das expressões "mata, mata" ou "ataca Bobí" que normalmente se usam nos cães. Ou seja, comportaram-se como os mais vís dos tablóides Britânicos, tão fascistóides como o orgão oficial do partidozeco do Le Pen, mais peixeiras que as ditas senhoras que actuam diariamente no Bolhão.

São uma merda estes jornais.

Ah para que saibam, os Belgas que eu conheço são pessoas divertidas, educadas, simpáticas e gosto bastante deles. Não são selvagens.

Post Mortem: ganhámos 4-0, o Quaresma marcou um golo de trivela, seja lá isso o que for, a assistência assobiou o hino Belga e o seleccionador lá nos chamou mal-educados. Quer a nossa vitória quer o comentário não mudam o facto de A Bola e o Record serem dois jornais de merda.