terça-feira, 16 de maio de 2006

Temporada de galinhas

Sim, fui buscar inspiração para o titulo deste poste a um filme Mexicano...
Tudo para dizer que esta história da gripe das aves não me convence.
Normalmente os grupos a que chamamos "entidades oficiais" são muito lentos a reagir aos acontecimentos à sua volta - e isto inclui tudo, de catástrofes nucleares a surtos de caspa.

Não fazem por mal, mas são organismos enormes, pesados, que têm de olhar para muitos lados ao mesmo tempo, onde qualquer decisão passa por um sem fim de pessoas, departamentos e organismos.

Por tudo isto acho estranha a reacção tão célere, a tomada de medidas rápidas, o aprovisionamento de medicamentos, a elaboração de planos e estimativas.

Espero estar enganado e que na realidade aconteça mesmo a tal mutação do vírus e que morra muita gente, sob pena de nunca mais voltarmos a acreditar quando nos disserem que o fim do mundo se aproxima sob a forma de uma cagarra, de um periquito ou de um cisne.


***

Ciclicamente, os cabeças pensantes (e escrevinhadoras) decidem "insensar" alguém. Agora parecem ser os pobres moços do "Gato Fedorento".

Há uma coisa extremamente proviciana e tão irritante como a moda do dizer mal que é a moda do dizer bem. Durante anos foi moda dizer bem do Herman José e de tudo o que ele fazia - "ai o senhor Herman hoje fez um cócó lindo" ou "ai o senhor Herman arrotou lindamente após comer um pedacito de foi-gras". Agora, essa moda passou para os 4 jovens Gatos. As críticas que lí sobre o novo programa na RTP já contêm uma falta de espírito crítico e um alinhar irritante com a onda só explicável pela falta de exigência fruto da inaptidão geral que se vê nas produções e humor (e noutras).

A verdade, tal como eu a vejo, é que os programas dos 4 rapazes não estão mesmo a ter piada e raros são os sketches que ficam na memória. Além disso, nota-se que estão a ser engolidos pela máquina de fazer medíocres que é a sociedade Portuguesa. Aparecem em todo o lado, a dançar num programa de danças de salão, a fazer sketches sobre o Mundial, et ceatera, et ceatera, et ceatera. O problema é que continuam a não ser mais do que um projecto com possibilidades de melhorar mas já toda a gente lhes diz que não vale a pena esforçarem-se. Já são os maiores da rua deles e isso para nós basta.