quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Lightnin' Hopkins


Sam Hopkins nasceu em Centerville Texas, a 15 de Março de 1912. Com apenas 8 anos construiu o seu primeiro instrumento, uma guitarra feita de uma caixa de charutos e arame usado nos galinheiros.

Foi também por volta dessa idade que começou a tocar com o seu primo, Texas Alexander e o lendário Blind Lemon Jefferson.

Em meados dos anos 20 levava a vida de um vagabundo, a saltar de comboio em comboio, a jogar aos dados e a tocar blues onde calhava. Esteve preso durante algum tempo nos anos 30 e acabou por regressar ao circuito da música, mas só gravou pela primeira vez em 1946. Por mero acaso, o pianista com quem tocava chamava-se Wilson "Thunder" Smith o que acabou por dar a Sam a sua alcunha de "Lightnin'". A partir daí, nunca mais parou: gravou 43 vezes para a mesma editora, a Alladin Records de Los Angeles e para outras 20 labels até 1954 mas nenhum dos seus discos foi muito além da comunidade negra.

Só em 1959 é que a sua música atingiu uma audiência mais alargada. Durante os anos 60 o revivalismo dos blues levou-o a tocar no Carnegie Hall e até para a Rainha Isabel II de Inglaterra.

Tinha uma facilidade incrível para improvisar e muitas das suas canções eram autobiográficas ou relacionadas com qualquer aspecto que Hopkins julgasse importante.

Morreu em 1982.