sábado, 25 de junho de 2005

Jornalismo II

Três exemplos:

a) Manuela Moura Guedes parece ter ficado muito aborrecida quando o comentador de economia da TVI se atreveu a afirmar no meio de uma análise que nem tudo é mau e que é preciso ter esperança. Optimismo e Esperança são duas palavras proibidas no canal de Moniz excepto quando associadas a doente terminal, cadeirinha de rodas e intervenção cirúrgica.

b) A SIC Noticias, tal como os outros canais de televisão, faz todos os dias uma pequena mostra da imprensa escrita. Quando chega a altura do 24 Horas, com um misto de vergonha e desprezo, o pivot de serviço, limita-se a ler o título de primeira página em voz baixa e a passar rapidamente para o próximo jornal. Estranha atitude num canal que emite peças sobre um homem que faz colecção de tampinhas de plástico e as quer transformar em cadeiras de rodas...

c) Ainda a TVI. Num destes dias a Manelita apresentava com horror, pânico e a boca num esgar, uma peça sobre uma doença raríssima da qual sofrem 200 pessoas em todo o mundo. Ok, comparativamente a incidência em Portugal é muito grande (sete pessoas). Mas isso não a torna, felizmente, num caso que mereça notícia num jornal em prime-time. Ok, ok....já sei....escolhas editoriais.....bla bla bla.....tudo bem, mas continua a ser ridículo.