quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ó Steed, então e as tuas previsões para a media em 2011?

Hesitei. Não sou um perito. Não sou jornalista. Sou um reles marqueteiro, um vendilhão do templo, daqueles que na Bíblia faz o papel de vilão.

Mas que se lixe! Cá vai disto:

Internacional

1. Vão continuar as experiências com paywalls. Este será o ano do vai ou racha. Pessoalmente creio que vai rachar. Big time.

2. As tabletes vão continuar a ser o gadget mais desejado pelo ser humano moderno. Vão aparecer mais modelos, mais baratos e melhores. Os diversos tamanhos de ecrã vão coexistir, mas neste caso "size will matter".

3. Finalmente vai aparecer gente a dizer que é possível ganhar dinheiro com publicidade online. Dinheiro suficiente para sustentar jornalismo de qualidade.

4. As publicações em papel vão continuar a aprender a coexistir com o online.

5. A luta mais importante continuará a ser a que se trava pela neutralidade da rede. Aux armes, citoyens!!!

6. A Wikileaks passará de moda à medida que os governos aprenderem a proteger melhor os seus segredos num ambiente digital. Surgirão dezenas de pequenos sucedâneos da Wikileaks. Alguns serão usados como centrais de desinformação, outros transmitirão informações relevantes sobre actividades pouco éticas dos nossos governantes.

7. Continuará a cumprir-se a profecia do sábio David Byrne: "In the future there will be so much going on that no one will be able to keep track of it."

Nacional

1. Algumas pessoas com responsabilidade na gestão dos media vão continuar a pensar que isto da Internet é uma moda passageira que serve para ver fotos de mulheres nuas e desviar jovens inocentes.

2. Outros vão perceber o conceito de "feed rss" e bater palminhas quando conseguirem configurar o Google Reader.

3. Continuará a ser desperdiçado muito dinheiro em publicidade.

4. O Diário de Notícias da Madeira não chegará ao Verão.

5. Alguém lançará um serviço parecido com o Netflix. Funcionará muito mal. De qualquer forma a ACAPOR irá correr atrás deles com paus e tochas.

6. Algumas publicações fecharão as portas. Outras surgirão, baseadas em planos de negócio muito lindos, mas totalmente deslocados da realidade.

7. Alguém escreverá um livro intitulado "As Minhas Memórias Enquanto Troll - A Internet 1989-2010.