segunda-feira, 9 de março de 2009

Cortar nas "management layers"

Desculpem a expressão em inglês mas não arranjei nada equivalente em português.

A Visão desta semana trazia dois artigos que ilustram bem as idiotices, o assobiar para o lado e o afastamento da realidade das nossas "elites".

O primeiro falava de mais um daqueles livros idiotas de auto-ajuda. O fundo da peça era composto por depoimentos de pessoas que deram a volta às suas vidas. De todos os exemplos, só um me pareceu real e exequível, o do rapaz que perante a impossibilidade de arranjar emprego na área da primeira licenciatura - Comunicação Social - decidiu partir para um segundo curso e está a terminar Radiologia.

Os restantes, não passam de delírios de uma alta burguesia ligada às tais elites que consegue ir para a India aprender ioga ou tem dinheiro para comprar uma propriedade e virar-se para o turismo rural ou tem três filhos e pode ser voluntária aqui e ali e assumir em exclusivo o papel de mãe extremosa.

Os conselhos dos livros de auto-ajuda merecem ser desmontados e ridicularizados, nunca validados com uns raros casos de sucesso fora do alcance do comum dos tugas.

O outro artigo falava do senhor que escreveu um livro a dizer que o melhor é a malta habituar-se a que vai ganhar menos.

Naice! Vamos colocar o trabalhador nacional com o nível de vida de um cambojano para sermos bué competitivos!

Claro que nada foi dito sobre o overmanagement que reina na empresas, ou sobre os para-quedas dourados e a impunidade dos maus gestores. Assobiar para o lado e continuar em frente.