sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Vão majé trabalhar ó!

Quem me conhece, sabe quanto gosto e respeito as tradições académicas, as associações de estudantes, praxes, tunas e outros derivados da vida universitária.

Por isso, a notícia da discussão entre os alunos do politécnico e ensino superior e a academia de Coimbra por causa da Latada deixam-me profundamente triste.

A Latada é uma tradição que consiste em juntar o maior número possível de estudantes no interior de um recinto vedado e vê-los emborracharem-se e agir de modo alarve. Parece que no meio há uns espectáculos mas é sempre coisa sem interesse. No final há concursos de vómito e viagens grátis às urgências para os melhores.

A academia de Coimbra - instituição respeitável que organiza bebedeiras colectivas e praxes que normalmente consistem em piadas sobre xixi e cócó e em mostrarem as pilinhas às meninas - só permite a entrada gratuita no local da intoxicação colectiva aos seus estudantes. Os outros têm de pagar. Ou então apanham um pifo fora do espaço da Latada o que, como toda a gente sabe, não é a mesma coisa.

É portanto claro que "os outros" acham mal. De acordo com o presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior Engenharia de Coimbra (ISEC): "Trata-se de um acto de pura discriminação que pretende rebaixar os estudantes " e critica a "atitude elitista" da Associação Académica de Coimbra (AAC).

O futuro estadista disse ainda que "a malta aguenta melhor a bebida que esses betinhos da academia e temos as pilinhas maiores que as deles".

Os estudantes descriminados estão já a mobilizar-se e admitem acções de luta. Circulam SMS e e-mails encorajando os descriminados a vestirem-se de negro, e gritarem palavras de ordem como "nem mais uma bejeca pró Zezinho", "acho que vou vomitar", "Burps!" e "as nossas pilinhas são maiores do que as deles".

O presidente da Associação Académica de Coimbra, considera esta polémica "uma falsa questão" e a reacção dos politécnicos como "descabida". Instado a comentar o facto de só falar usando frases feitas copiadas dos políticos, o grande líder da AAC limitou-se a dizer "isso é uma cabala orquestrada pelos meus opositores".