quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Quatro-dois-dois-tudo-ao-molho (ou como se estar nas tintas para o futebol)

Ler as três opiniões publicadas hoje no "Record" sobre o Portugal x Albânia de ontem é um acto que só serve para ficarmos ainda mais convencidos de que se exagera muito quando se escreve sobre futebol.

Os três estarolas são o Cartaxana, o Avelãs e a Sandra Simões. Os títulos: "Nem sequer um pouco de fairplay", "Vergonha nacional" e "As birras das vedetas".

Se, noutras ocasiões, até é útil ler os primeiros dois - a Sandra defende a candidatura ibéria à organização de um Mundial de futebol, por isso só me dá vontade de rir - hoje, com estas opiniões saloias de país que vê no futebol a única possibilidade fazer algo de bom, mais valiam terem estado quietos.

A selecção de futebol já teve noites bem piores e, vezes sem conta, já se reclamou ter sido "uma vergonha nacional", "a maior desgraça de sempre do futebol luso" e outras tiradas de igual bimbalhice.

A piada estará agora em ver o que dirão as luminárias da bola se a selecção ganhar os jogos fora. Imagino que não faltarão as referências ao "carácter nacional de grande superação nos momentos difíceis" e à " extraordinária mutação operada por Carlos Queirós".

O problema é que estes gajos levam-se mesmo a sério.

PS: O divertido Madail foi acusado de falta de desportivismo e irresponsabilidade por ter abandonado a tribuna dos engravatados 15 minutos antes do fim do jogo. Afinal parece que o senhor teve de ir à casa de banho. Vergonha! Presidente da federação não urina! Ou se bebeu muito capilé durante o intervalo veste fralda, mas aguenta firme no seu posto!