segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Artigo do Público sobre o maravilhoso mundo dos comentários na Internet

A edição impressa do Público de hoje traz um artigo sobre um assunto muito falado em blogues e sites: os comentários.

Por um lado os conceitos de web 2.0, interactividade e o diabo a sete. Por outro, a maior parte das contribuições de leitores são inúteis, idiotas, histéricas e deprimentes. Onde ficamos?

A solução mais fácil é desistir e continuar a velha tradição de que, aqui falo eu, vocês lêem e bico calado.

A alternativa passa por investir em mecanismos que regulem e filtrem os comentários.

Alguns opiniões incluídas no artigo:
"(...)o grande desafio dos órgãos de comunicação social é separar o bom comentário do comentário inútil, o raciocínio inteligente da ordinarice brejeira, a ironia do insulto(...)"

João Pedro Pereira, autor do artigo


"Os comentários e as novas formas de participação dos utilizadores nos meios online revelam os limites da utopia da conversação."

José Luís Orihuela, professor na Universidade de Navarra autor do livro "A Revolução dos Blogues" e do blogue eCuaderno

"O mundo anónimo das caixas de comentários só serve para os blogues e os sites aumentarem as audiências, não tem qualquer utilidade para a discussão e poluí o conteúdo do que se publica. Permite todo o género de fraudes e só vale enquanto o retrato de um mundo ressentido e ressabiado, a quem a Internet deu possibilidade de expressão sem qualquer valor acrescentado."

José Pacheco Pereira

"É fácil sobrepor-se a voz de quem dispõe de tempo para investir na agressividade e no menosprezo por um código ético. Quando alimentado, este ambiente torna-se mesmo insuportável, desviando leitores para outros interesses. Pode ser até um factor de descredibilização da Internet junto de alguns segmentos sociais."

Rui Bebiano, professor universitário e autor do blogue A Terceira Noite

"O debate saudável e produtivo acontece online todos os dias, mas exige esforço(...) Há uma diferença entre um criar um debate inteligente sobre os assuntos do dia ou gerar raiva só para aumentar as audiências."

Kevin Anderson, pelos blogues do The Guardian
Ideias chave a retirar:

  • Existe uma tendência natural para a falta de qualidade nas intervenções dos leitores em blogues e sites.

  • É necessária moderação desses comentários por parte dos autores.

  • Há quem não acredite na capacidade dos leitores poderem ter algo de interessante para dizer (JPP) e há quem julgue ser possível que tal aconteça desde que se invista tempo e recursos humanos (The Guardian).

Outras contribuições para este tema no (It's) Not About You e no Ponto Media que referiu um outro artigo do site Editor & Publisher, assim como outros textos publicados no TELOS sobre este assunto.