Além da campanha Save Miguel de que já aqui falei, estão a decorrer outras duas campanhas de marketing viral.
Uma é da Vobis e a outra da McDonalds.É sabido que a malta do marketing e da publicidade é dada a modas e que os directores de marketing são a gente mais invejosa do mundo (às vezes são os directores-gerais mas isso já é outra história). Junte-se ambas e o mais certo é terem uma data de campanhas de marketing viral a sair umas atrás das outras até já ninguém poder ouvir falar na expressão viral sem vomitar.
A estratégia, bem descascada, é exactamente a mesma*.
a) contrata-se um opinion leader junto do público-alvo* No mundo real, isto dá direito a uma apresentação chatérrima de duas horas por parte da agência com montes de blá blá mas no essencial é isto.
b) fazem-se uns videos para o you tube
c) constrói-se um site fixolas
d) dão-se uns prémios para incentivar e tal
e) a presença da marca no início da campanha deve ser nula ou bastante discreta senão o peixe não morde o isco
f) não poupar nos botões que permitem partilhar e divulgar