terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mais duas campanhas de marketing viral (com o marketing viral nada corre mal)

A campanha de marketing viral da McDonald's com Rui Unas


Além da campanha Save Miguel de que já aqui falei, estão a decorrer outras duas campanhas de marketing viral.
É sabido que a malta do marketing e da publicidade é dada a modas e que os directores de marketing são a gente mais invejosa do mundo (às vezes são os directores-gerais mas isso já é outra história). Junte-se ambas e o mais certo é terem uma data de campanhas de marketing viral a sair umas atrás das outras até já ninguém poder ouvir falar na expressão viral sem vomitar.
Uma é da Vobis e a outra da McDonalds.


A campanha de marketing viral da Vobis com Fernando Alvim


A estratégia, bem descascada, é exactamente a mesma*.
a) contrata-se um opinion leader junto do público-alvo

b) fazem-se uns videos para o you tube

c) constrói-se um site fixolas

d) dão-se uns prémios para incentivar e tal

e) a presença da marca no início da campanha deve ser nula ou bastante discreta senão o peixe não morde o isco

f) não poupar nos botões que permitem partilhar e divulgar

* No mundo real, isto dá direito a uma apresentação chatérrima de duas horas por parte da agência com montes de blá blá mas no essencial é isto.