domingo, 3 de agosto de 2008

O fim das chambreiras da Nazaré

Local people

Quem passava pela Nazaré na altura das férias deve recordar-se das senhoras vestidas com as tradicionais sete saias .

Devem lembrar-se do pregão, que lhes saia com a naturalidade com que antes vendiam a chaputa e o goraz: "quartos, rumes, chambres, zimer". Eram por isso conhecidas como "chambreiras" e competiam ferozmente pelo gostinho de alugar quartos aos turistas.

Pois isso vai acabar. De acordo com uma notícia do Público, esta colorida e típica actividade irá, também ela, cair sobre o fogo cego e cruel da regulamentação.

E agora vamos rir a valer com alguns dos pontos que pretendem implementar:

"A partir de Setembro, quem arrenda quartos da Nazaré deverá frequentar um curso de formação gratuito com noções básicas de línguas (português, francês e inglês) e de relacionamento com os clientes."

"(...) qualquer negócio deverá ser feito através de quiosques informativos, com uma base de dados de todo o alojamento particular local. "

"A meta final deste projecto é copiar conceito turístico do "Bed and Breakfast" britânico, uma solução de alojamento muito popular que transforma as casas familiares em mini-hotéis, com pequeno-almoço e atendimento personalizado."

O que é que aprenderam sobre tentar copiar conceitos importados?

Imagino que a maior parte das chambreiras tenha qualificações muito baixas, como lhes irão ensinar conceitos básicos de línguas estrangeiras?

O que são conceitos básicos de português, francês e inglês?

Agora a sério, espero que resulte, mas não deixa de me provocar umas quantas gargalhadas imaginar um grupo de peixeiras da Nazaré a aprender maneiras de lidar com os clientes...