segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bullshit Marketing

No marketing e na publicidade, abundam os livros de gurus que prometem mundos e fundos.

Como ser o melhor marketeer em 10 lições, como planificar sites que farão o mundo abrir a boca de admiração, os segredos do desenvolvimento de estratégias que arruinarão a concorrência, como aumentar o ROI com um corta-unhas e um pedaço de metal, da blá blá blá blá.

Em nenhuma outra área de actividade humana é publicado tanto lixo ou se escrevem tantas baboseiras. E, em nenhuma outra área, os profissionais se servem tanto de livros de auto-ajuda como no marketing e na publicidade.

Para exemplificar, imaginem um médico a ler títulos como: "Histerectomias de Sonho: O Guia Para o Corte Perfeito" ou um engenheiro de estruturas que vai para o trabalho com os "Dez Segredos Para Construir Uma Ponte" debaixo do braço. Assustador não é?

Dentro desta linha de livros que não aquecem nem arrefecem (isto é mesmo verdade, alguns são tão fininhos quem nem servem para acender uma lareira) a Amazon recomendou-me via e-mail o exemplo mais parvo que alguma vez vi:

No B.S. Marketing to the Affluent: The No Holds Barred, Kick Butt, Take No Prisoners Guide to Getting Really Rich: The Ultimate, No Holds Barred, Kick ... No Prisoners Guide to Getting Really Rich

Sim, este é o título do livro. O autor pelos vistos levou a sério os conselhos de um outro guru que pretendia ensinar-nos a sobressair num ambiente saturado. Optou então pelo título mais extenso e parvo de que se lembrou.

Pior ainda, parece que pertence a uma série de livros, todos eles com títulos compridos e parvos.