quinta-feira, 10 de julho de 2008

Apture vs. Snapshots (razões pelas quais uma aplicação irrita e a outra não)


Há algum tempo decidi instalar uma aplicação chamada Apture* aqui no blog.

É um programinha simpático que nos deixa adicionar links a palavras ou expressões.

Vamos imaginar que o caro e desocupado leitor (vai trabalhar malandro! por isso é que este país não anda prá frente, só a ler blogues e o caraças!) está todo entretido com um post em que eu explico a estrutura do sistema educativo senegalês.

De repente, espeto aqui com uma referência, sei lá, à Universidade Cheikh Anta Diop, por exemplo. O simpático leitor fica na mesma. Por um lado não faz ni puta idea de quem foi Cheikh Anta Diop. Por outro, queria mesmo saber mais sobre a universidade que tem o seu nome.

O Apture serve exactamente para isso.

Permite ao autor ligar-se à aplicação com um só click. Seleccionar as palavras ou expressões susceptíveis de causar um curto-circuito no cérebro dos leitores, escolher o tipo de informação que quer alocar (uma entrada da Wikipédia,um vídeo, uma hiperligação directa para um site) e voilá!

Porque razão é o Apture bate o Snapshots?

Tudo tem a ver com o factor "ARGH!!!!"

O factor "ARGH!!!" foi identificado recentemente por investigadores do fenómeno da Internet e refere-se às reacções dos utilizadores que tentam ler um site infestado de links do Snapshots.

É que a maior vantagem do Apture em relação ao Snapshot prende-se com o facto de que os links não vão abrindo janelinhas irritantes que impedem uma leitura decente.

O segredo do Apture reside num delay precioso que permite controlar o que queremos ver.

*O autor garante não ter qualquer ligação aos criadores do Apture e ter sido suficientemente estúpido para escrever este texto sem lhes ter pedido uma pequena fortuna.