quinta-feira, 1 de maio de 2008

Mea culpa mea culpa mea maxima culpa

Enquanto me chicoteio entusiasticamente, aproveito para confessar que sou tão distraído como um génio da ciência, mas sem sem a parte boa, a do génio. 

Quase nunca revejo os textos como devia. Depois, aparecem grandes asneiras.

Imperdoável. Agora que confessei esta minha fraqueza, se me dão licença vou continuar a penitenciar-me.

***

Por falar nisto das penitencias, duas organizações, uma que desconhecia por completo, a Liga Operária Católica (LOC) e outra que aparece muito nas notícias, a Igreja Católica (IC), são contra a abertura dos hipermercados ao domingo.

Dizem eles, que o domingo deve ser reservado "ao encontro das famílias" e que se deve "limitar ao máximo qualquer actividade laboral".

O artigo completo está aqui no "Público".

Este blogue, que opinia sobre as coisas mais parvas porque o autor tem demasiado tempo livre, acha que os hipermercados devem estar abertos ao domingo. Acha ainda que as preocupações da LOC e da IC com este caso particular, que compreendo dado ser o dia reservado ao culto, deveriam estender-se para outros problemas mais abrangentes que afectam a vida familiar das gentes, adoradores ou não.

Assim de repente, vem-me à cabeça a pressão que as empresas exercem sobre os empregados, a sanha de sucesso, carreira e promoções que afecta muitos dos seus fiéis (ah pois é bebé, não são só os hereges), os horários de trabalho, irregulares e excessivos, os salários baixos e a falta de incentivos à natalidade, por aí fora.

Isto sou eu a falar porque hoje é 1º de Maio e a malta tende a acordar assim para o lado do povo.