quinta-feira, 3 de abril de 2008

Al-drabice?

Confesso, sou um bocado lento e só agora é que vi a tal reportagem da Al-Jazeera sobre o José Sá Fernandes.

É inegável que Portugal é um dos países mais pobres da Europa. Mas não é nem pouco mais ou menos a Moldávia ou a Albânia. É inegável que Lisboa tem muitos prédios a cair de podre. Mas não está toda a cair de podre.

A reportagem é má, superficial, feita com os pés, com um tom terceiro mundista que a nossa democracia, imperfeita e chata que seja, já ultrapassou.

Por muito bom e bem intencionado que o vereador Sá Fernandes seja, a reportagem tem um tom incensório irritante e torna-o num personagem antipático. Aquilo parece um tempo de antena do Bloco de Esquerda e, independentemente dos méritos que esta força política tenha, o facto é que acaba por ficar mal na fotografia.

Sei que sou cínico e desconfiado em relação à informação que nos é dada e admito que por vezes posso exagerar mas estas pequenas coisas não contribuem nada para melhorar as minhas más impressões.

E por fim, alguns factos e perguntas:

a) As vozes off eram de portugueses. Há portugueses a trabalhar na Al-Jazeera ou a pós-produção foi feita cá? Em qualquer dos casos o inglês deles era muito mauzinho.

b) Se houve malta nativa envolvida na produção e edição da peça o caso piora ainda mais. A um bife ainda se perdoa a ignorância. A um português acusa-se de estar a cumprir uma encomenda.

Comam fruta e legumes.