domingo, 15 de outubro de 2006

Pensamentos sobre a China

Até quando conseguirá a China continuar a produzir depressa e barato? Quando parará o crescimento da sua economia? Porque razão as sociedade ocidentais, tão orgulhosas da "sua" democracia e das protecções e beneficíos que oferecem à sua força de trabalho, consomem toneladas de artigos cujos preços baixos se devem apenas ao facto de serem produzidos por pessoas sem qualquer tipo de direitos? Não deveriam os governos destes países exigir o respeito pelos direitos dos trabalhadores dos países emergentes? Será que os países emergentes o continuariam a ser se fossem forçados a explorar menos os seus cidadãos? Será que, a médio prazo, estes países conseguirão formar uma classe média forte que comece a exigir melhores salários, mais tempo para si, menos horas de trabalho e mais benefícios? Será isto obtido de forma pacífica ou será este caminho para o desenvolvimento interrompido por convulsões sociais e políticas, recuos e violência?

Estaremos nós a assistr aos primeiros momentos do declínio dos Estados Unidos como a maior potência mundial? O que virá a seguir à "pax americana"?
Sejamos honestos: a nossa vida é chata e sem interesse. Valha-nos a Macroeconomia e a Geo-Estratégia para nos manter vivos...