quinta-feira, 10 de novembro de 2005

A mania das doenças

Bem diziam o Nostradamus, o Bandarra e a Dona Cesaltina: Isto ainda vai acabar mal.

Não param de aparecer novas maleitas todos os anos. Os Ébolas, as Sidas, as Hepatites de tantos tipos que quase se esgotaram as letras do abecedário, o SARS e agora a gripe das aves (ou das galinhas como eu gosto de lhe chamar).

E isto não fica por aqui.

O arrumador de carros que costuma estar na João Crisóstomo entre as 8 e as 10 da manhã e que eu considero um génio incompreendido, colocou-me nas mãos uma lista de "doenças secretas" que, segundo ele, irão ameaçar a humanidade nos próximos tempos.

Algo que os governos não querem assumir que existe, como por exemplo:

1. A Pneumonia do Poeta Popular Alentejano

Apareceu pela primeira vez em Aljustrel em 2003. A primeira vítima foi o Ti Chico Vaqueiro, um homem que versejava que até dava gosto. O pobrezito morreu dizendo:

Ai que me estou fenecendo
Ca malvada pneumonia
das palavras me vou esquecendo
digo adeus à poesia

2. A Gripe dos Anacletos

Numa pequena aldeia da Noruega, apenas numa noite morreram 50% das pessoas baptizadas com o nome de Anacleto. Todas com os mesmos sintomas, febres altas, pintinhas lilás em todo o corpo e uma vontade incontrolável de comer peças de macramé. A maior parte sucumbiu vítima de intoxicação com macramé.

3. Sindrome das Peúgas Molhadas

Em Taiwan, 50 pescadores de uma vila junto ao mar deram entrada no hospital com sintomas do Sindrome das Peúgas Molhadas, um problema respiratório causado pela sensação de ter as peúgas molhadas. O governo da Formosa, está a investir milhões em investigação para encontrar rapidamente uma vacina ou mais ninguém vai querer pescar. A taxa de suicídio entre os pescadores subiu assustadoramente e os fabricantes de peúgas ameaçaram passar a produzir coulottes.