quinta-feira, 12 de maio de 2005

Os Agarrados

Querido diário,

Tive muitas saudades tuas.

Venho hoje falar-te de umas pessoas a que chamo "os agarrados". Não, não são os senhores que andam por aí a fazer pela vida, a cravar moedinhas em troca de lugares nos parques de estacionamento e de uns valentes "destorça!! destorça!!".

Estes agarrados, normalmente não cheiram assim tão mal, têm excesso de peso em vez de parecerem comidos pelas carochas e não lidam com moedinhas. Aliás nem sequer têm porta-moedas porque isso é coisa de gente pobre. Estes, são figuras públicas, nacionais ou locais e, são agarrados ao poder. São viciados nas pequenas mordomias que a sua posição lhes oferece. O melhor lugar no restaurante, os flashes dos fotógrafos, as grandes entrevistas na televisão onde falam aquele estranho idioma dos "agarrados", o "Fala-Baratês" ou "Se-falares-mais-alto-do-que-os-outros-mesmo-que-só-estejas-a-dizer-baboseiras-consegues-
que-ninguém-te-faça-frentês". Este último, embora tenha um nome complicado, é na realidade fácil e consiste em criar um muro de ruído à nossa volta (também chamado de "Técnica Phil Spector") e impedir que os outros consigam construir frases com mais do que duas sílabas.


Os tempos têm sido maus para os "agarrados". Têm sido expulsos, corridos, saneados ou - prática comum no mundo dos "agarrados" - constituídos arguidos. Mas insistem em manter-se alapados aos seus lugares, recusando as demissões porque "quem não deve não teme", "só não sente quem não é filho de boa gente" ou "se eu saio daqui que porra é que vou fazer da minha vida?".

Vamos ver quantos se safam. Se forem muitos, isto anda de cavalo para burro. Se uns quantos cairem de vez, já valeu o esforço.

Fica bem querido diário. Espero poder voltar a falar contigo em breve.