sábado, 16 de outubro de 2010

Oh the times they are'a changing (E o The Hollywood Reporter também)


Pois estão.

O vetusto e venerável The Hollywood Reporter está a passar por um processo que só posso descrever como... "mudasti". 

Os donos da publicação concluíram que o futuro passava por uma mudança radical.

O Variety, tradicional líder entre os média do trade, preferiu barricar-se atrás de um paywall à la Murdoch. O THR preferiu mudar editores, refrescar escribas e reposicionar-se.

O grande drama deste género de imprensa tem sido a dependência dos estúdios em termos publicitários. Um paradoxo jornalístico: quem informa depende financeiramente daqueles que deve analisar, criticar e manter debaixo de olho (yes folks, essa é uma das funções importantes do jornalismo). Esta situação resultou em décadas de informação feita com pinças e um cuidado extremo para não comprometer receitas publicitárias.

Entretanto apareceu a internet. Uma chusma de bloggers e sites independentes ganhou protagonismo e começou a meter a boca no trombone sem pruridos ou limitações. Mais importante ainda: era tudo à borla.

Os tradicionais líderes viram-se obrigados a pensar na vida.

Já falámos do enterrar da cabeça na areia por parte do Variety. Quanto ao The Hollywood Reporter, tem novidades mais profundas e interessantes. A edição em papel passa de semanal para quinzenal, em formato de revista. Deixa de estar concentrada na indústria para começar a alargar a cobertura ao glamour e ao gossip. Ou seja, deixa de ser tanto uma publicação de trade e passa a piscar o olho ao consumidor comum e a entrar no campo de sítios como PerezHilton.com ou o TMZ.com.

Ao atrair um leque mais alargado de leitores passa automaticamente a atrair outro tipo de anunciantes. Os que - assim reza a teoria defendida pelos executivos do THR - irão proporcionar a independência financeira que possibilitará uma relação mais agressiva com os estúdios e executivos da indústria.

As mudanças têm-se processado ao longo dos últimos meses, mas só agora começam a tornar-se evidentes para o leitor comum. As maiores novidades estão no novo site, na nova imagem e, também, no realinhamento de secções e tipo de notícias em destaque.

Vai resultar? Vamos ter uma publicação com melhores conteúdos?

Quem disser que sabe a resposta está a mentir. "A ver vamos" é a única resposta aceitável, nesta altura.

Actualização: O novo site do THR mostra problemas de juventude. Para além do espaço em branco nas duas colunas laterais que lhe dá um aspecto inacabado, os feeds RSS não estão a apontar correctamente para as notícias. Portanto, hold your horses, aquilo ainda é um work in progress e alguém se precipitou ao atirá-lo assim de repente para o o mundo.