segunda-feira, 16 de março de 2009

Da teoria à prática

Tem-se falado muito de conceitos novos como user generated content ou informação hiperlocal.

Por cá, pouco se tem visto.

O Viver na Alta de Lisboa é um movimento cívico constituído por um grupo de moradores na Alta de Lisboa (ou Alta do Lumiar, como preferirem) cuja presença online começou como um pequeno blogue, tal como este, e hoje mudou de aparência para um site mais completo, em plataforma wordpress, com outros objectivos, mas como o mesmo espírito.

Uma das funcionalidades mais interessantes é o sistema de comentários. O uso da aplicação Intense Debate permitirá criar uma comunidade mais unida e transparente e, num futuro próximo, incorporar cada vez mais conteúdos dos próprios leitores.

O objectivo principal é, por um lado, congregar notícias e informações sobre a Alta de Lisboa - seja através da agregação via outros média ou pela produção de conteúdos próprios, texto, fotografia, videocast - por outro, servir de veículo de divulgação de iniciativas deste e de outros movimentos cívicos da área, sejam passeios de bicicleta, conferências e debates ou ciclos de cinema ao ar livre.

O trabalho está lá para quem queira ver. Eu sou colaborador esporádico porque mesmo um cínico descrente gosta de apoiar iniciativas que merecem.