terça-feira, 2 de setembro de 2008

O acesso à informação de Box Office


Os filmes estreiam à quinta ou sexta-feira conforme os países. O fim-de-semana, período vital em termos de consumo de cinema, prolonga-se até à última sessão de domingo.

O fim-de-semana representa a parte de leão do negócio e a partir dele pode-se prever o futuro de um filme. Há mesmo quem consiga estimar com bastante segurança qual será o box-office final a partir dos dados dos primeiros três ou quatro dias de exibição.

Permitam-me um raro momento de vaidade para dizer que eu sou uma dessas pessoas. Não é difícil, caso contrário nunca teria aprendido.

Nos Estados Unidos, a informação sobre o Box Office é disponibilizada de imediato e no Domingo já é possível saber quais as estimativas para o fim-de-semana. Estimativas essas quase sempre muito próximas dos números finais.

Hoje, terça-feira, o El País já publica os dados do último fim-de-semana no mercado espanhol.

Também os números do Reino Unido, Alemanha, França, já estão disponíveis na imprensa.

Por cá, o ICA divulga somente os números da semana, limitados aos 20 primeiros. Bastante melhor do que numa primeira fase, em que simplesmente não havia informações sobre o box office de cinema e do que uma segunda fase em que os dados só eram publicados com duas ou três semanas de atraso. Agora as coisas já melhoraram embora se note que falta ali alguém que formate a informação de modo mais agradável incluindo percentagens de quebra ou subida e a substituíção dos dias de exibição pelo número de semanas.

Mas falta ainda algo fundamental: a informação do fim-de-semana, o mais tardar na terça-feira. Caso contrário vai continuar a dar-me alguma vontade de rir o facto de saber o que se passa em Portugal por fontes nos Estados Unidos.