sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Análise dos resultados tugas nos Jogos Olímpicos (sétimo dia)


Natação
Fernando Costa (2) foi o último nadador português a entrar em prova. Nas eliminatórias dos 1.500 metros livres foi 29º entre 35 inscritos, a dez segundos do recorde nacional.

Remo
Pedro Fraga e Nuno Mendes (4) ficaram em 6º e último lugar na sua série das meias-finais de Duplo Scull. Em termos globais ficaram entre os 12 melhores e fizeram história ao serem os primeiros tugas a chegar a uma meia-final do remo nos Jogos Olímpicos desde 1948. Daí o destaque da sua nota.

Vela
O Gustavo Lima (4) na classe Laser hoje não esteve tão bem, chegou em 27º na regata #4 de 10 e caiu da 2ª para a 5ª posição.

O João Rodrigues (3) em RS:X interrompeu hoje a progressão na tabela ao cair de 13º para 14º ao obter essa mesma posição na regata #5 de 10.

Muito bem estiveram o Afonso Domingos e o Bernardo Santos (5) que começaram a participação na classe Star com um 3º lugar.

Na 470, Álvaro Marinho e Manuel Nunes (5) ficaram em 5º na regata #7 de 10 e subiram ao 3º lugar da geral.

Atletismo
Marco Fortes (1) na eliminatória do Peso esteve muito mal, com dois lançamentos nulos e o terceiro e último com um resultado pobre de 18,05m longe do seu recorde nacional de 20,13m. O último qualificado fez 20,02m. Com este resultado, o Marco ficou em 38º entre quarenta lançadores que obtiveram marcas.

Francis Obikwuelu (4) esteve bem nos 100 metros embora não acredite que consiga chegar a uma medalha. O objectivo mais realista será a final. Até agora venceu a série na primeira eliminatória e foi terceiro na série da segunda eliminatória. A partir de agora é mesmo a doer.

Nos 3.000 metros obstáculos, o trio português, a correr cada uma na sua série foi, eliminado. Clarisse Cruz (2) mostrou não ter andamento para estar nos JO e foi 15ª na série 1. Jessica Augusto (2), fez uma prova excelente até à última passagem pela vala de água, após uma confusão nesse obstáculo foi ultrapassada por duas atletas e acabou sendo 5ª. Como só eram apuradas directamente as quatro primeiras e ela correu na série mais lenta (a segunda), ficou de fora. Por fim, a Sara Moreira (2) tentou fazer uma corrida de trás para a frente mas terminou apenas na 9ª posição.

O Edivaldo Monteiro (3) como se esperava, ficou de fora nas eliminatórias dos 400 metros barreiras. No entanto conseguiu manter-se perto dos primeiros e obteve a sua melhor marca da época.

A Maria do Carmo Tavares (2) foi 6ª e última na sua eliminatória. Ficou muito perto da sua melhor marca de sempre, obtida este ano.

Amanhã, além da nossa frota da vela, entram em competição a Ana Rente e o Diogo Ganchinho no Trampolim, o Francis que vai correr as meias-finais dos 100 metros (e a final, se conseguir lá chegar), os gémeos João e o Sérgio Vieira nos 20 kms marcha, o Alberto Paulo nos 3.000m obstáculos e a Sandra Tavares na qualificação do salto com vara.