quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ouvi dizer que a Internet acaba em 2012

Hoje foi o dia de andar a escavar nas más notícias. Naquelas previsões de catástrofe e apocalipse.

O que mais me preocupa é não ter a certeza se esta colecção de desgraças é real ou se é apenas mais uma série de teorias da conspiração.

Vamos por partes. No Reino Unido, democracia musculada e paranóica, território vassalo dos Estados Unidos, foi assinado um protocolo entre representantes da indústria de distribuição de música e cinema e os seis maiores fornecedores de serviços de Internet (ISP's).

Nos termos desse protocolo, os ISPs irão enviar cartas aos utilizadores suspeitos de partilha ilegal de ficheiros. Ou seja, a industria continua a apostar na queixinha e agarrada ao facto de que meter medo aos utilizadores de Internet é a melhor maneira de se implantarem e fazer dinheiro na idade digital.


Mais estranho ainda, o anúncio de que a partir de 2010 o Canadá irá transformar o modo como se acede à Internet transformando o serviço numa séries de pacotes com acesso limitado a apenas alguns sites, tal como acontece hoje em dia com a televisão por cabo.

O pacote básico estaria limitado a alguns dos sites das maiores empresas e o utilizador teria de pagar para aceder a alternativas.


Resultado prático, o encerramento dos sites mais pequenos e o final da Internet tal como a conhecemos hoje.

Tudo isto me parece estranho. But these are strange times we're living in...