segunda-feira, 21 de abril de 2008

Outra vez o "look at me! look at me!"


AVISO: ESTE TEXTO FOI ESCRITO NUMA LINGUAGEM QUE NÃO SE PARECE COM NADA. ACONSELHAMOS AOS MAIS SENSÍVEIS QUE VÃO MAS É LER O BLOGUE DA RITITI. ISSO SIM É LITERATURA.

Estamos na idade do "look at me! look at me!"(1), uma espécie de idade do punk na internet em que o DIY(2) rula e todos podem ser o que quiserem! Ou me engano muito ou I spy with my little eye(3) que isto vai ter um destino semelhante ao do punk, ou seja, vai acabar por ser incorporado no establishment e tudo vai ficar como dantes, quartel-general em Mountain View, California(4).

Mas entretanto, continuamos em plena euforia, com meio planeta em bicos de pés a tentar sobressair num ambiente saturado de informação.

O número de aplicações de social bookmarking(5) e social-mais-não-sei-o-quê é enjoativamente grande e o mais interessante é que a maior parte deles não serve para nada realmente útil. Ou então eu sou muito burro, o que é bem provável.

Agora apareceu o Twingly, aplicação que permite a um site localizar referências feitas por bloggers a um determinado artigo. Em termos práticos, a malta regista o blogue no Twingly, e se linkarmos um artigo do "Público", o nosso blogue aparece referido mesma página do site do jornal.

Agora vem a parte em que eu sou malvado e cínico.

Dentro do espírito do "look at me! look at me!" a malta que queira aparecer e gerar mais tráfego no seu blogue só tem é de começar a linkar bué páginas do "Público" e de outros media que utilizem este programa.

(1) em português: "olhem para mim! olhem para mim". citação retirada do texto "Language Is A Virus" de uma senhora chamada Laurie Anderson, também conhecida como a patroa do Lou Reed.

(2) iniciais de "do it yourself", em português "faça você mesmo".

(3) em português: "e com este olhinho eu vejo" parte de uma lengalenga infantil anglo-saxónica.

(4) sede do Google.

(5) programas de social bookmarking são todos aqueles que permitem partilha de informação entre os utilizadores. alguns exemplos: Stumble Upon, del.icio.ous, facebook, twitter, etc.


foto: destaque do dia, as diversas colorações do pimento.