quarta-feira, 9 de abril de 2008

Charles Boycott


Charles Boycott é hoje lembrado não por ter inventado algo útil ou por um feito heróico, mas por ter sido mau como as cobras para os irlandeses da zona de County Mayo (para a origem da palavra mayonnaise ver o post a seguir). Tão mau que os habitantes recusaram-se a trabalhar nas suas terras, a servi-lo e a sentar-se ao seu lado na igreja. Deste modo, o apelido Boycott passou a sinónimo de ostracismo e desobediência civil.

***

A propósito, este blogue acha a ideia do boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim parva e hipócrita. Os Tibetanos já eram oprimidos quando o COI entregou a organização aos Chineses. Estar agora com ameaças veladas e conversas tolas sobre ir ou não ir é apenas demagogia para incauto ver.

Façam lá os jogos e deixem toda a gente competir. Muita gente empatou dinheiro em doping durante quatro anos para agora ver desfeitos os sonhos de ganhar uma medalha olímpica.

E o Tibete?

Se estão mesmo preocupados com os tibetanos e gostam muito do Dalai Lama, basta uma atitude séria, como por exemplo cortar o abastecimento de algumas matérias-primas, ou implementar taxas aduaneiras mais elevadas para as exportações chinesas.

Comam lá a fruta e o legume mas primeiro verifiquem se não vieram da China.