sexta-feira, 7 de março de 2008

Porquê senhor?

Eu sei que isto vai chocar muita gente mas que se lixe, é para isso que estamos aqui não é malta? Para chocar e o caraças...

Lamento mas mas nunca compreendi porque razão os cinéfilos - gente que gosta mais de cinema do que o homo sapiens sapiens comum e lê os cahiers du cinema desde pequenino - sempre preferiram as salas mais reles. Em tempos que já lá vão até percebia. O Nimas e o King eram os únicos que passavam os tais filmes assim porreiros que o cinéfilo gosta de ver. Mas agora?

Eu explico a razão do meu asco. Um dia quis ver o "Apocalypse Now Redux" que só estava em exibição no King. Fui à primeira sessão e nem tive tempo para almoçar. Decidi ir ao bar. Ora quem estava a atender naquela coisa no final da seta que apontava "bar" era um chunga cheio de piercings e com ar de quem tinha acordado há cinco minutos, que me disse que não havia nada para comer, talvez um pãozinho mas era duro. Lembro-me que murmurei uma desculpa qualquer e me afastei, tentando não pensar no que seria comer uma sandocha manipulada por aquele tipo. Depois a sala. Suja, com cadeiras surradas, desconfortável.

No outro dia fui ver o filme do Ang Lee ao Saldanha Residence. A mesma coisa. Aqueles cinemas têm um ar deprimente, dá ideia de que ninguém gere aquilo. As cadeiras rotas e duras, o espaço para as pernas nulo. O velho problema do ruído do metro a passar de dez em dez minutos.

Já sei que tem essa vantagem fantástica de não ter pessoas a comer pipocas e a sorver refrigerantes. A mim por acaso incomoda-me menos isso do que a falta de comodidade e higiene.

Nunca compreendi o amor por estas salas. Deve ser uma questão de pose ou um complexo qualquer de que ver um filme bem sentado é sinónimo de vender a alma ao capitalismo ou algo do género. Enfim...