domingo, 21 de outubro de 2007

Reciclagem I

Os Pequenos Vagabundos (9.Jan.04)

Existem aquelas coisas que não são transmissíveis. Os golos do Eusébio, as corridas do Agostinho, o gosto do pão, o cheiro da mãe.

A geração nascida desde meados dos anos 60 até ao início dos 70, é a primeira a ter aquilo a que podemos dar o nome pomposo de "memória televisiva abrangente". OK, não assistimos ao início da TV em Portugal mas isso não interessa, era tudo ainda muito amador. No entanto, vimos o essencial.

Se quiserem, podemos comparar a situação ao início da utilização dos telemóveis. Quando nos lembrarmos de telemóveis, ninguém vai evocar imagens de caixotes que custavam um balúrdio e pesavam toneladas. Vamos lembrar-nos sim das sms, dos aparelhos mais maneirinhos, das fotos...

Mas, falava eu da tal "memória televisiva". Do pré-Gabriela.

Desses dias é a série cujo título consta deste poste.

Sabem que embirro com referências a outros blogues. Mas não posso deixar passar o que começou por ser uma conversa de amigos banhada em gin tónico e se tornou numa viagem às nossas memórias. Uma das vantagens de começar a aproximar a idade do número dos sapatos que calçamos é tudo aquilo que transportamos connosco. O nosso porta-bagagens com discos antigos, filmes, namoradas, bebedeiras e...séries de televisão.

A Ana do Blogantes fez o favor de continuar essa conversa, de a transformar em texto no blogue dela e merece a minha eterna gratidão por ter ido desencantar um site de onde consta o genérico e uma notícia do lançamento do DVD na Bélgica - ah! não vos disse...pois, a série é Belga.

Há uns 20 e tal anos que não via a cara dos personagens nem ouvia a música. Bolas, foi emocionante...

Continuem a comer a fruta e o legume.

PS: A série acabou por ter reedição nacional. Não é o mesmo vê-la após tanto tempo mas eu gosto de desencantar coisas velhas...