quarta-feira, 5 de julho de 2006

Apostas

Desenganem-se se pensam que vou escrever muito sobre futebol. Hoje passei o dia a dizer que não podíamos ganhar. E não ganhámos. Não sou adivinho. Mas sabia. Portugal nunca será campeão do Mundo. Porque nunca será. Mas somos vice-campeões Europeus e estamos entre as quatro finalistas do Campeonato do Mundo. É muito bom. O resto é negócio.

***

Parece que o governo proibiu a Betandwin de fazer publicidade em Portugal. Proibiu bem embora não saiba até quando. A Santa Casa poderá não ser completamente santa mas é um monopólio tolerável - e como eu abomino monopólios, oligopólios e cartéis, tudo a mesma coisa com tantos nomes diferentes. Podemos achar mal, poderá ser contra a nossa moral, religião ou estarmo-nos simplesmente nas tintas mas o dinheiro envolvido no jogo concessionado à SCML paga impostos e em parte serve para obras sociais. O dinheiro do jogo da Betandwin vai inteiramente para os cofres da empresa sediada em Gibraltar ou algo que o valha e não serve para mais nada.

Podemos criticar a Santa Casa pela sua inércia, tipica da falta de concorrência. Pela lentidão com que acompanha a realidade. Se não se mexer, um dia a UE ou outro organismo há-de conseguir acabar com a exclusividade, e as Betandwins deste mundo, ao serem mais agressivas e proactivas começarão a ficar com a maior parte do dinheiro do jogo no nosso país. E isso chateia-me.