terça-feira, 10 de janeiro de 2006

El lingo no és fácil

De facto...parece que as religiões estão com um problema.

Hoje é muito mais difícil ser crente do que há umas centenas de anos. À medida que surgiram soluções para aqueles probleminhas que nos atormentavam - de onde vem o fogo? qual a forma do planeta? como explicamos o dia e a noite? - as explicações sobrenaturais foram deixando de ser necessárias. Ao deixarmos para trás um sem número de doenças e epidemias misteriosas, ao criarmos sociedades que nos permitem tempos de lazer e segurança - hoje já ninguém tem um poder arbitrário de vida ou de morte sobre nós e já ninguém nos obriga a trabalhar até cairmos fisicamente exaustos - fomos também ganhando confiança na nossa humanidade e perdendo a necessidade de acreditar na vida para além da morte, em forças divinas que nos salvariam da chafurdice e da miséria.

Estou a falar claramente das sociedades
modernas ocidentais. Aquelas em que as religiões estão a perder terreno, em que se fala de crise de valores e de fé. As mesmas em que é difícil encontrar quem se queira dedicar em exclusivo a Deus - seja padre, monge ou freira.

Nas outras, naquilo a que chamamos terceiro mundo, onde a segurança, a condição económica que permita algo mais do que a sobrevivência e o acesso ao conhecimento que liberta de medos antigos não existe, precisamente aí, a religião ainda consegue influenciar e mover os indivíduos.