
Nós, os portugueses, temos várias manias. Uma delas é que somos o único povo a ter manias. Outra é que o nosso país é uma vergonha e que só em Portugal é que nada funciona. Uma terceira mania é a de embandeirar em arco e achar que somos os melhores do mundo cada vez que algo nos corre bem.
Por uma questão de organização vamos concentrar-nos apenas na segunda mania, a de que o nosso país é uma vergonha.
É verdade, o nosso país é uma vergonha mas não estamos sozinhos. Olhem a Inglaterra por exemplo.
Leiam o que aconteceu no novissimo terminal 5 no aeroporto de Heathrow.
Para os que não conseguem ler inglês ou não têm pachorra para ler textos com mais de 10 palavras aqui fica um resumo:
A British Airways abriu um novo terminal no aeroporto de Heathrow. Era suposto ser um edífício modernaço, cheio de automatismos, onde tudo funcionaria bem transformando a seca que é viajar de avião numa experiência senão agradável pelo menos não totalmente horrível.
Infelizmente para a BAA e sobretudo para os passageiros que tiveram a infelicidade de estar no terminal 5 no dia da inauguração, correu tudo mal.
Os empregados que lidam com a bagagem não conseguiram lugar para estacionar ou demoraram horas para atravessar os procedimentos de segurança. Os poucos que conseguiram chegar não foram capazes de registar-se no novo sistema informático. As malas começaram a acumular, os vôos começaram a atrasar. Os aviões que aterravam deixaram de ter espaço para estacionar e começaram a formar fila no tarmac.
Dentro do terminal, as escadas rolantes e os elevadores não funcionavam. As máquinas de pagamento automático de estacionamento avariaram.
O sistema entrou em colapso total e obrigou a British Airways a avisar os passageiros de que as suas malas não viajariam com eles.
A Wired refere um graffiti nas casas de banho que resumia bem a situação: "Welcome to hell".
Como vêem, shit happens everywhere.